Na Prefeitura de Itajubá, sob a supervisão da Secretaria de Cultura e Turismo, existe um Projeto de "Letras Para Todos", que consiste na montagem de vários pontos de leitura, com doações feitas pela população. Os livros ficam à disposição dos munícipes, que tem a liberdade de levá-los para casa. Atualmente existem os seguintes pontos de leitura: saguão do Centro Administrativo, Rodoviária, Posto da Polícia Militar (perto do asilo), Casa de Abrolhos no Bairro Rio Manso, Posto de Saúde do Bairro Medicina e do Bairro Varginha.
A Secretaria de Cultura e Turismo solicitou da direção do presídio, que fosse colocado um ponto de leitura em suas dependências . No momento, a Secrataría está em fase de organização da infra-estrutura, aguardando a doação de estantes, para que o acervo literário , que já se encontra reservado, possa ser transferido e disponibilizado aos detentos.
Para que o projeto “Letras Para Todos”, abra novos postos, solicitamos a todos que possuam em sua residência material que julguem de utilidade ao projeto, entrar em contato com a SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO, pelo telefone (35) 3629.1881, que após um agendamento prévio, recolherá o acervo em sua residência.
Projeto “Feira de Artes e Artesanato”.
È outro projeto desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo que consiste na realização de uma feira de artes e artesanato, sempre no 2º sábado do mês, com a participação das associações de artesanato e com artesãos independentes.
No mês de maio, foi realizada a tradicional Feira de Artes e Artesanato e pela primeira vez com a participação de artesanato produzido no presídio. A direção desenvolve, dentro do presídio, o Projeto Trabalhando a Cidadania" e o material produzido foi vendido na Feira e o dinheiro das vendas ,retornado a família do próprio detento que produziu o artesanato.
No último sábado, dia 12 de junho, houve novamente a participação do artesanato dos presidiários.
Informou-nos -
Secretária de Cultura e Turismo
Fábia Cristina Izidoro .36921881
Foto da feira de Artes e Artesanato
As atividades são desenvolvidas sob a supervisão de Brazolin e com a participação do professor de educação física, Carlos Alberto, disponibilizado pela Prefeitura. Tabelas de basquete foram instaladas no pátio do presídio e o material esportivo foi cedido pela Secretaria de Esportes e por empresários da cidade que acreditam no projeto. Existe, ainda, um grande esforço no sentido de oficializar a parceria com o Instituto Brazolin para que o programa possa ser estendido por tempo indeterminado.
Na unidade, foi construída ainda uma quadra de areia e um campo de futebol, com apoio da Prefeitura, que doou a areia e as traves para a construção do campo, criando, assim, mais opções de prática esportiva dentro da unidade prisional.
O secretário de Esportes defendeu que o projeto que leva a prática esportiva para dentro do presídio é de grande importância no desenvolvimento social, na reintegração dos detentos e dá também um sentido maior à vida dos presos e de seus familiares. “E, por tudo isso, o poder público tem se empenhado ao máximo para a manutenção deste projeto”,
Declarou :Secretário de Esportes Amauri Simões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário