contador de visitas gratis
x.x.x.x.x


/ ...
...
...
...
...

quinta-feira, 17 de junho de 2010

LIVRE ARBÍTRIO

EXISTE MAIS DE UM CAMINHO ?
E AS NOSSAS VONTADES , NÃO VALEM NADA ?


O homem tinha Livre escolha antes da desobediência, mas não dando ouvidos a voz de Deus, preferiu escolher o caminho da morte. Adão tinha livre escolha. Mas Deus disse: “ Mas da arvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, do dia em que dela comeres, certamente morrerás. (Gn.2.17). Adão comeu e ganhou a morte, ele escolheu a morte e a morte para Adão não foi um acidente, foi um fato intencional ( proposital), porque preferiu dar ouvidos a voz do diabo e não a de Deus. Adão quando desobedeceu a Deus, ele morreu ! Adão não morreu fisicamente naquele instante porque.
“Os dias todos da vida de Adão foram 930 anos e morreu”( Gn.5.5)
Como foi então a morte de Adão ?
Morte na bíblia significa separação, e a morte que Deus fala para Adão foi um rompimento , foi o afastamento ( separação) de Deus do homem, apesar de o homem continuar respirando. No dia em que Adão desobedeceu a Deus, Deus se afastou de Adão e de todos os seus descendentes. Adão passou a ser uma pessoa morta, e também toda humanidade. O homem sem Deus é morto. (Rom. 5.17) (Gn. 3.23,24) Mas Deus vem conduzindo seu povo através dos profetas ! (Ex. 33.16,17,18,19,20). A primeira promessa que Deus faz para o homem esta em Gn.. 3.15 “ Entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe feriras o calcanhar”. Deus promete para o homem a salvação. ( que viria um salvador , o Messias, para devolver a vida que Adão perdeu quando desobedeceu a Deus.)
A Situação do homem , é a morte, porque não tem Deus.
O homem perdeu a vida e está morto, e se o homem está morto , é como se ele estivesse num
buraco sem como sair, precisando de alguém para tira-lo. E o homem sempre fazendo a mesma pergunta :(- Onde esta Deus ? - Na igreja? - Nos céus ? - Dentro de nós? - Alguém já viu Ele? - Como Ele é ? - Onde Ele esta? ) Ninguém jamais viu a Deus !(Gn 33.19) e ficam buscando inutilmente formas de se salvar. Para sair deste buraco só existe um meio! É naquele que tem a capacidade e poder para resgatá-lo. Jesus Cristo !
Jesus veio ao mundo para salvar os escolhidos de Deus. Jo.10.3.4“ Para este o porteiro abre, as
ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as sua próprias ovelhas e a conduz para fora. Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem , vai adiante delas , e elas o seguem, porque lhe reconhecem a vós”.
Jesus veio ao mundo para dar vida aos escolhidos de Deus.
Quem não nascer de novo não pode ver o Reino dos Céus. (João 3.) E como sabemos que nós
fomos escolhidos ? (Em Rm. 8. 16 “ O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” ) Deus nos dá a salvação de graça e a graça de Deus nos tornou salvadora. (Rom. 3.24) Deus dá de graça a salvação para todo aquele que tem fé e acredita no sacrifício de Jesus . O caminho da VIDA é somente em Jesus Cristo. “Eu sou O caminho A verdade e A vida”. (João 14.6). Nós fomos escolhidos apesar de estarmos mortos e escravos do pecado, Deus nos resgatou da morte para a vida através de Jesus . Quem não nascer de novo continua morto. E morto não tem capacidade de escolha, não foi nós que escolhemos a Deus e sim Deus quem nos escolheu, Deus quem nos salvou . Nós não temos condições de escolher e muito menos de nos salvar sozinhos, Deus quem nos amou e nos escolheu antes da fundação do mundo, e fomos predestinados para sermos salvos, santos e filhos de Deus.
A nossa condição é somente aceitar. (é nascer de novo) Na situação que o homem se encontra, ele não tem capacidade de escolher. O homem não tem livre arbítrio. Se o homem tivesse condição de se salvar a si mesmo, talvez ele teria condição de escolher aquilo que quer , mas ele é um ser incapaz e dependente de Deus. Ele precisa da graça de Deus , O homem depende de Deus para tudo. Deus nos escolheu antes da fundação do mundo. Porque fomos predestinados para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele... ( separados ou reservados para Deus) (Ef. 1-4)
No mundo você faz a sua escolha, o que você vai comer, vestir, pensar, comprar , etc... São coisas
visíveis onde nossos olhos escolhe aquilo que queremos ou aquilo que nos identificamos.
Ex. (Carro preto ou branco , camiseta azul ou amarela , etc...). Mas para. A salvação não temos capacidade de escolher, porque só existe uma saída . Não existe outra alternativa.
Se estamos mortos, como podemos escolher ? Nós precisamos é de alguém que nos salva. Alguém que nos de vida. Alguém que nos ama, alguém que interesse por nós .
Não existe caminho a escolher , se é para a esquerda ou se é para a direita , se um é estreito ou se o outro é largo, se um vai para o inferno e o outro vai para o céu. Jesus é o único caminho onde o cristão pode ser salvo. Jesus é a porta do aprisco. Jesus é a verdade, Jesus é a vida. Jesus morreu para salvar os escolhidos de Deus, e com seu sangue derramado , ele pagou as nossas transgressões. Quando o homem se converte, as suas vontades não são mais as suas vontades, e sim a vontade de Deus, e quem dá o Dom do arrependimento é Deus. Ele faz tudo por você. Ele amolece o seu coração , Ele quebra a sua vida e faz de novo, Ele faz de você uma nova criatura.
Entretanto , há uma coisa que Jesus não vai fazer por você! Obrigá-lo a aceitar Sua graça redentora.
Só você pode tornar esta vital decisão! Ele mesmo ratifica esta veracidade, afirmando : “ Eis que estou a porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com com ele cearei, e ele comigo” (Apocalípse 3.20).
Existe varias passagens na bíblia sobre caminhos. São muitas, como: (Gn. 3.24 /Sl. 77.13 / Nm. 21.4 / Sl. 1.6 / Mt. 3.3 / Jo.14.6 / At. 9.2 etc... ) Mas para a salvação só existe um caminho! Jesus Cristo! No mundo você faz o que quer , vai onde quer , pensa o que quer, fala o que quer. O verdadeiro cristão faz o que Deus ordenou , vai a onde Deus manda , pensa o que Deus deseja e Fala somente o que Deus nos ensinou .
O Cristão não faz mais as suas vontades e sendo assim não tem capacidade de escolha. Não existe Livre Arbítrio para o Cristão ! Existe sim Arbítrio Limitado, que quer dizer que as nossas escolhas são limitadas aqui no mundo, Tanto para as coisas que desejamos como para aquelas que pensamos.
No modo de vida do Cristão existem limites e as leis são provas que o homem depois da conversão ele tem que andar de modo digno, retamente perante Deus. Ele passa a conhecer as vontades de Deus. Ele passa a confiar nos propósitos de Deus. Ele passa a confiar nas palavras de Deus . Ele passa a temer a Deus . Ele passa a viver para Deus .“ 2 Tm 3. 14 a17”.
Nós temos que sermos santos.(Ef. 1. 4). O que é ser Santo ? É separar ou reservar para Deus e não para
ele mesmo.
Muitos serão chamados e poucos escolhidos . Os muitos são para aqueles que acham que tem o livre Arbítrio (livre escolha) . Ordenando e Determinando aquilo que quer, glorificando ele mesmo, o próprio homem .
“Cuidado para não cair como caiu Adão, pelas suas próprias vontades” .
Os poucos são para aqueles que tem certeza que o homem não consegue viver sem a ajuda de Deus. ( suas escolhas são limitadas ) depende da vontade de Deus (Glorificando a Deus somente). Mortos , os homens já estão ! Só existe um caminho para a Vida , Jesus Cristo !
Já que Deus tem planos na vida daqueles que ele mesmo escolheu, devemos respeitar a sua vontade, porque ele sabe do nosso dia de amanhã e o amanhã pertence a Deus. Ele sabe o que é bom e o que é melhor para nós. Jesus nos ensinou a orar assim: “faça-se a tua vontade, assim na terra como nos céu”. (Mt.6.10) Temos que fazer a vontade do Senhor somente !

Reflexões:
Em Ap. 3.20 “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha vós e abrir a porta, entrarei em sua casa cearei com ele, e ele, comigo.” Em Jo. 10.3,4 –“ Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e a conduz para fora. 4 – Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem ,vai adiante delas , e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz”.
Uma pergunta a se pensar no texto que acabamos de ler:
Quando Deus chama tem jeito de falar não ?
Ex. Se alguém quiser ir para o inferno e suicidar, não vai fazer diferença porque ela já estava morta, em Joao 3.3 diz importa nascer de novo!

Você se converteu porque quis ou porque foi chamado?

CRISTO VEIO NOS DAR VIDA!
MORTOS JÁ ESTAMOS!
Isto mostra que não temos o livre arbítrio!



Diac. Vander L.S. Rebelo / Igreja Presbiteriana

MENSAGEM DO DIA - quinta feira - 17/06

JESUS TEM PODER PARA AJUDAR AS PESSOAS. PODEMOS CONFIAR NELE! ELE É O NOSSO SALVADOR.
Certa vez Jesus foi de barco para o outro lado do lago da Galiléia., que também era chamado lago de Tiberíades. Uma grande multidão o seguiu, porque tinham visto que ele fazia milagres e curava os doentes. Jesus subiu a um momento e sentou-se ali com seus discípulos. (...) Jesus olhou e viu que estava chegando uma grande multidão. Então disse a um dos discípulos. Chamado Filipe: - Onde é que nós vamos comprar comida para toda esta gente? Filipe respondeu: - Para cada um receber pelo menos um pedaço de pão, nem com duzentas peças de prata se poderia comprar todo o pão necessário. Havia outro discípulo de Jesus, chamado André, que era irmão de Simão Pedro. André disse a Jesus: - Está aqui um menino que tem cinco pães e dois peixes. Mas, que é isso para tanta gente? (...) Jesus respondeu: - Digam a todos que se sentem no chão. (Aquele lugar estava coberto de grama.) Então todos se sentaram. Estavam ali mais ou menos cinco mil homens. Jesus pegou os pães , deu graças a Deus e mandou os discípulos distribuírem a todos os que estavam sentados ali. Depois, fez a mesma coisa com os peixes. E todos comeram à vontade. Quando todos já estavam satisfeitos, Jesus disse aos seus discípulos: - Juntem os pedaços que sobraram para não desperdiçar nada. Então eles recolheram todos os pedaços e encheram doze cestos como que havia sobrado dos cinco pães ( Jo 6.1-13)
Jesus é o mesmo ontem, o hoje e o sempre! Ele esta vivo e continua fazendo milagres. Entregue o seu problema para Ele! Ele é o único que pode resolver qualquer tipo de problema!
Bem aventurado aquele que não viu e crê!
Bom dia!
Diac. Vander Rebelo / Ig. Presbiteriana