contador de visitas gratis
x.x.x.x.x


/ ...
...
...
...
...

domingo, 15 de agosto de 2010

PATROCINADORES DO INFORMATIVO AGOSTO/2010

AGRADECEMOS OS PATROCINADORES 
DO INFORMATIVO N°3 .





INFORMATIVO PAGINA 1

ASSUNTOS DO INFORMATIVO N° 3 AGOSTO/10
                                              
ASSISTÊNCIA RELIGIOSA NAS ENTIDADES CIVIS E MILITARES

Data: 18/03/2010
Decreto nº 38.745- publicado no Minas Gerais de 10/ 04/ 97
Diário executivo - pag. : 6
Regulamenta a Lei nº 10.630,de 16 de Janeiro de 1992, que dispõe sobre a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.
O Governador do Estado de Minas Gerais, no uso de atribuição que lhe confere o artigo 90, inciso VII, da Constituição do Estado,
D E C R E T A :
 Art. 1º- É Assegurada aos ministros religiosos a presença nas entidades civis e militares de internação coletiva nas redes públicas e privada do Estado, para prestarem assistência religiosa aos enfermos, detentos e internos, sem prejuízo da ordem e disciplina exigidas no estabelecimento.
1º- A assistência de que trata este artigo pode ser prestada durante o dia ou à noite , em qualquer local reservado ou não, onde se encontrar a pessoa a ser assistida, sempre com autorização da direção do estabelecimento.
2º- Para o exercício das atividades de que trata este decreto, deverão os ministros religiosos identificar-se perante a direção do estabelecimento.
3º- A assistência religiosa permitida neste decreto somente poderá ser prestada a pedido do interessado ou de sua família, não sendo admitido ato de proselitismo.
4º- É igualmente vedada a interferência no tratamento do assistido, ainda que por motivos religioso.
Art. 2º- Ao ministro religioso que descumprir as normas deste decreto, ou exercer, junto do assistido, atividade que não seja de caráter estritamente religioso, será vedada a continuação de seu trabalho.
Art. 3º- Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 4º- Revogam-se as disposições ao contrário.

Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, aos 9 de Abril de 1997.
Eduardo Azeredo-
Governador do Estado

INFORMATIVO PAGINA 2




ATIVIDADES NO PRESÍDIO DE ITAJUBÁ


Durante o mês de Junho foram realizados os seguintes eventos no Presídio
de Itajubá:
* 1ª Capacitação de Agentes Penitenciários, entitulado


"Cuidar de mim para cuidar do outro", organizado pela Equipe Técnica de Assistentes Sociais e Psicólogas da Unidade, o qual propôs aos agentes uma reflexão sobre a impotância de seu trabalho com vistas à ressocialização daquele que encontra-se privado de sua liberdade;

 

* Foram realizadas doações de verduras, cultivadas na horta da Unidade, ao CATEI, entidade que acolhe os desamparados, ao abrigo ASSEVAS - Lar Infantil Primeiro Passo, que atende diversas crianças e desenvolve digno trabalho à sociedade Itajubênse, além de doações realizadas ao Lar da Providência e à entidade Guadalupe;





* Neste mês a equipe de reeducandos que trabalham com artesanatos tiveram seus belos trabalhos expostos na 9ª Festa de Guadalupe, realizada no último dia 10/07, no Parque de Exposições desta cidade. Os artesanatos foram vendidos quase que em sua totalidade exposta e o dinheiro repassado aos familiares dos reeducandos feitores dos artesantosalém de os reeducando serem beneficiados com a remição de pena.

Leandro Rodrigues Palma
Diretor de Ressocialização
Presídio de Itajubá
   

CAPELANIA DIA FELIZ TAMBÉM PARTICIPA



A Capelania Carcerária Dia Felizesta dando treinamento Bíblico para os Detentos , isto é, para aqueles que querem aprender da Bíblia.  O Pastor  Ronaldo José Pereira esta ministrando este trabalho  e já  distribuímos Bíblias, lápis, folhetos, livretos , borracha e lições para esta classe.  
      Foram Distribuídos também Bíblias  para alguns funcionários da Diretoria do Presídio

Informativo 3

CORAL DE VOZES
http://www.youtube.com/watch?v=eq7DqXDsOKs


CORAL VOZES DA CELA
   
O Coral Vozes da Cela da cidade de São Lourenço – MG, onde seus membros são reeducandos do Presídio, se apresentaram na 9ª Festa de Guadalupe – A FESTA DA FAMÍLIA – No parque de exposição Aureliano Chaves em Itajubá, no dia 10 de julho às 15 horas.
     A convite da Comunidade Theotokos, o Coral Vozes da Cela se apresentou no momento que antecedeu o casamento civil de mais de 50 casais, no dia da Ação Voluntária. A apresentação foi assistida por um público grande, que no final de cada apresentação prestigiava com muitas palmas. Segundo o regente do Coral José Henrique, essas palmas é o maior estímulo para a ressoalização dos detentos. Ainda o regente comentou que está em fase de negociação, a implantação de um Coral no Presídio de Itajubá.
acesse aqui para  assistir o coral

      Ainda na festa foram expostos para a venda, diversos artesanatos feitos pelos próprios detentos do Presídio de Itajubá. Lembrando que todos os produtos que foram vendidos, o dinheiro foi repassado integralmente a família dos detentos. Na barraca do artesanato, durante a festa, ficou exibindo um vídeo do trabalho realizado do Presídio e suas parcerias no telão.

Informou: Evandro Assessor do Vereador Joel da Guadalupe / Itajubá MG

INFORMATIVO PAGINA 4


CAPELANIA
Data: 29/03/2010  Estudos
CAPELANIA Todo Pastor e todos aqueles que amam o seu próximo, deveriam, fazer o Curso e aprender como se portar em situações variadas, para o auxilio do ser humano. Sendo o mesmo sensível às diversas necessidades do ser humano, aconselhando, ouvindo, encorajando, confortando, levando esperança nos momentos mais duros que a vida, na maioria das vezes nos surpreende e nos oferece.
A capelania trabalha com a pessoa, mostrando ela o que precisa ser feito para sair da situação em que se encontra, de cabeça erguida, fortalecida, encorajada, pronta para recomeçar uma nova etapa em sua vida...
A Biblia diz em Mateus 25. 35 ao 46 – A RECOMPENSA DA CAPELANIA
“35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.  Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;  Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.”
O QUE É CAPELANIA?    È O ATO DE SALVAR VIDAS!
É assegurada, nos termos da Lei, a prestação de Assistência Religiosa nas entidades civis, militares e de internação coletiva. Art. 5º P. VII CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988 V. Lei 6.923/81 - alterada pela lei 7.672, de 23/9/1988, organizou o Serviço de Assistência Religiosa nas Forças Armadas. V. Art. 24, Lei 7.210/84 - Lei de Execução Penal V. Art. 24, XIV, Lei 8.069/13/0790 - Estatuto da Criança e do Adolescente. Atuando a Capelania em Varias áreas como:  Capelania Hospitalar, Capelania Carcerária, Capelania Militar, Capelania Escolar, Capelania Social, Capelania Menores Infratores.Capelania Carcerária:  O voluntário que trabalha em presídios tem que ter uma visão de que as vidas que ali estão tem que ter uma chance para se recuperarem, mudando assim a visão que se encontra o sistema carcerário em nosso país, presídios todos lotados, e cheios de rebeliões... O que aprendemos Acer dos que se encontram em Presídios e Penitenciárias, é que são pessoas perdidas e logo vem em nossa cabeça CRIMINOSOS, PORÉM O CAPELÃO PENSA È ALGUÉM QUE PODE MUDAR DE VIDA SAIR DAQUELE LUGAR UM NOVO HOMEM, UMA NOVA MULHER, UM NOVO ADOLESCENTE ...
CAPELÃO(Ã) É um ministro religioso, QUE LEVA UMA NOVA VIDA AO SER HUMANO e que esta autorizado a prestar assistência religiosa e realizar cultos em hospitais, presídios, corporações militares, escolas, conventos, universidades e outras organizações. E aquele que traz dentro de si o amor e a compaixão, pelo ser humano em geral;
Os capelães que fazem seus trabalhos voluntários em hospitais diariamente, fazendo visitas hospitais, presídios, escolas, lares ou onde for chamado, distribuindo literaturas Bíblicas, distribuindo vestimenta sapatos, produtos geriátricos e cestas básicas.Fazendo acompanhamento pré e pós cirúrgico, aconselhando; suas palavras de mudança de vida devem ser voltadas a todos.
Os capelães também podem ser concursados, fazendo trabalhos específicos em corporações para qual foi designado...
Levando Palestras e Seminários acerca de como viver uma vida melhor em hospitais, clinicas, escolas, presídios, etc....       Postado por: Dr. Antonio Vitor IMJUPA-BR