contador de visitas gratis
x.x.x.x.x


/ ...
...
...
...
...

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Características Básicas de Um Capelão

1. O Capelão tem o desejo de ganhar almas para Cristo. “Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele.” 1 Coríntios 9:22, 23 e; “procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” 2Timóteo 2:15.
2. O Capelão sabe o que é obra de ganhar almas para Cristo. É saber evangelizar, transmitir as Boas Novas de Salvação:

a) Não é profissão, isto nos leva ao amor à fama, ao amor ao salário, ao amor de governar;
b) Não é dar esmolas: “Não de obras para que ninguém se glorie” Efésios 2:9;
c) Não é reforma: Não se deve pensar nem dar a entender ao perdido, que a salvação é adquirida pelo fato de alguém levantar a mão, ou deixar de fumar, ou recusar bebida forte, e abandonar todos os vícios. Se o homem pudesse salvar-se, só por exercer o poder da vontade, Deus não teria dado Seu Filho para sofrer a agonia do Getsêmani e do Calvário.
d) Não é manipulação: “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus.” 1Coríntios 2:4, 5;
e) É pescar: “bem como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus sócios. Disse Jesus a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens.” Lucas 5:10;
f) É ceifar: “Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.” Mateus 9:38;
g) É Procurar o que havia se perdido: “Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.” Lucas 15:32;

h) É privilégio supremo na vida do crente: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.” João 15:16.
i) É levá-las a ter contato com Cristo: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.” João 6:37,
Obs.: Não somos nós que convertemos as pessoas, e sim o Espírito Santo de Deus.
3. O Capelão sabe por que devemos ganhar almas para Cristo. “Pois sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes; por isso, quanto está em mim, estou pronto a anunciar o evangelho também a vós outros, em Roma.” Romanos 1:14, 15.
a) Porque Cristo o quer: “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.” 1João 3:16.
b) Porque somos devedores: “Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!” 1 Coríntios 9:16

c) Porque as almas estão perdidas. Os que andam na estrada larga chegarão a destruição. Alguns andam nela propositadamente, e todos que andam nela estão perdidos, mas outros andam porque não conhecem a “estrada que conduz a vida”. Não devemos nós ficarmos na entrada do caminho para os céus e convidar os homens a andarem conosco?

4. O Capelão tem características de quem ganha almas para cristo.
a) Crente que tem a certeza da salvação.
b) Crente que tem vitórias sobre o pecado.
c) Crente que é batizado e está em comunhão com a Igreja.
d) Crente que vive em oração.
e) Crente inteiramente entregue ao Senhor.
f) Crente que tem a convicção de que todos precisam ouvir as Boas Novas.
5. O Capelão sabe quem é que pode ter a alma ganha para Cristo.
Todas as pessoas, independente de: religião, cor, sexo, raça e etnia.
6. O Capelão sabe onde podemos ganhar almas para Cristo.
Nas ruas, no rádio, na TV, nas igrejas, nos hospitais, no trabalho, nas cadeias, no ônibus, no comércio, em sua casa, na casa de qualquer pessoa. Pois Jesus disse: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16:15

Obs.: Se forem fazer visitas, lembrem-se, vão sempre com no mínimo 2 pessoas, evite ir sozinho.
7. O Capelão sabe como podemos ganhar almas para Cristo.
Exaltando o nome de Cristo, evitando debater assuntos polêmicos, com perseverança, com sabedoria, com folhetos, com coragem, com oração, com conhecimento prático da Bíblia, com amor, sendo exemplo como Cristo.
8. O Capelão sabe quando devemos ganhar almas para Cristo.
Agora! Porque ele diz: “Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação: eis agora o tempo sobremodo oportuno, eis agora o dia da salvação” 2 Co 6:2. (fonte: Esforçar-te para ganhar almas - Orlando Boyer

Nenhum comentário:

Postar um comentário